PSD CONCORDA COM A IMPLEMENTAÇÃO DA MEDIDA PELA QUAL VALEU A PENA ESPERAR
O município aprovou, em reunião pública, a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar em 2019 e a cobrar em 2020, que introduz pela primeira vez a redução da taxa do imposto para famílias com filhos e/ou com dependentes a seu cargo.
“Um benefício que vai ao encontro das famílias”, segundo elogiou o vereador Rui Braga, e que na prática corresponde a uma redução de 20 euros, para famílias com um dependente, 40 euros para famílias com dois elementos a cargo e 70 euros para famílias com 3 ou mais pessoas.
A proposta, que segundo explicou o vereador, “tem sido debatida ao longo do tempo com o PSD, e que neste momento foi possível concretizar face às condições financeiras atuais do município, permitem avançar com a medida, que trará um impacto de 190 mil euros de redução nas receitas da autarquia, nesta matéria”.
O edil Frederico Rosa reforçou que sempre defendeu “a baixa de impostos no concelho até ao limite que venha a pôr em causa a sustentabilidade e as boas finanças do Barreiro”. Ou seja, foi por isso que “o ano passado diminuímos o IMI e a derrama porque houve condições financeiras para tal”, lembrou.
Para o vereador do PSD, Bruno Vitorino, a aplicação do IMI familiar é “uma medida certa, pela qual valeu a pena esperar, por ser de elementar justiça sobretudo para as famílias numerosas”. Embora o autarca defenda “uma maior redução do imposto para quem já é proprietário do seu imóvel, por não considerar ser justo que tenha que pagar para usufruir de uma coisa que já é sua”, Bruno Vitorino sublinha que a medida “já é um ganho do ponto de vista de proveitos daquilo que é o bolso dos contribuintes barreirenses”, ao mesmo tempo que compreende que “não possa haver uma redução abrupta do IMI, dado tratar-se de imposto que possui expressão significativa nas receitas do município”.