PEGÕES COMANDA EM VOLUME COM MAIS DE CINCO MILHÕES DE GARRAFAS VENDIDAS
Jaime Quendera é enólogo, produtor e o melhor comercial que a Adega de Pegões poderia ter. O diretor da cooperativa agrícola que mais garrafas de vinho vendeu no último ano em Portugal, estima atingir, em 2020, uma faturação de 22 milhões de euros.
TEXTO ELOÍSA SILVA IMAGEM DR
Os dados são da consultora Nielsen e mostram que a Sogrape e a Adega de Pegões “são quem mais vende garrafas nos supermercados em Portugal”. “Somos a empresa da Península que vende mais em Portugal e somos a segunda em faturação”, clarifica Jaime Quendera, diretor da Adega Cooperativa de Pegões que soma, já, mais de mil prémios conquistados.
Os dados da consultora, que se reportam ao período entre julho de 2018 e junho de 2019, apontam para um valor de vendas superior a 13,6 milhões de euros. Valor que o enólogo e produtor quer ver subir para os 22 milhões.
“Continuamos a traçar um caminho fundamentado na nossa política dos três B’s; bom, bonito e barato. E o consumidor percebe isso”, garante Jaime Quendera que lidera a cooperativa que explora “1100 hectares e fatura mais que algumas que tem mais de 3000”. “Trabalhamos em função do consumidor e temos o conhecimento para dar ao cliente o que ele pretende”, ressalva.
Admitindo que “tal como 2017 e 2018” este está a ser “o melhor ano de sempre”, Jaime Quendera sublinha que não é só o mercado nacional que tem evoluído de forma positiva. A internacionalização da marca de Pegões está “muito bem cotada” com recordes na produção e faturação. Dados demonstrativos da “confiança” que os consumidores têm nos nossos vinhos que já conquistaram mais de mil prémios internacionais.
O prestígio e a visibilidade que os prémios acrescentam ao trabalho da cooperativa, que garante 200 postos de trabalho diretos e indiretos, permitem aos responsáveis “antecipar uma faturação de 22 milhões de euros em 2020, depois de um ano com cinco milhões de garrafas de vinho vendidas. Esse é o nosso desígnio”, antecipa.
O diretor geral da cooperativa acredita que são “a seriedade, a inovação, a preocupação com o consumidor, a qualidade e a imagem dos vinhos, e da própria região, os fatores que mais distinguem a Adega de Pegões num mercado tão tradicionalista, mas que continua a ser, 30 a 40% fiel às suas marcas preferenciais”.
Em julho deste ano a Adega de Pegões foi considerada “a Melhor Cooperativa do Concurso Berliner Wein Trophy”. Num evento onde participaram 7.400 vinhos de dezenas de países produtores internacionais, a empresa arrecadou 10 medalhas, sete foram de ouro.