AOS 26 ANOS, A JOVEM TROMPETISTA, JÁ TOCOU AO LADO DE MADONNA
Com influências de jazz, de música improvisada e de música do mundo, a alcacerense Jéssica tem um talento inato e uma identidade e sonoridade muito próprias. É isso que transmite “Essência”, o seu disco de estreia.
TEXTO ANTÓNIO LUÍS IMAGEM DR
Foi com casa cheia, apesar do calor, que a trompetista alcacerense Jéssica Pina, com ascendência africana, apresentou, no auditório municipal, na tarde do dia 2, o seu primeiro CD “Essência”, composto por 8 temas originais.
Jéssica, que fez parte da banda da famosa cantora Madonna, em Telavive, na final do Festival da Eurovisão deste ano, em Israel, frisou que «a música é para continuar na minha vida. É isto que eu gosto de fazer. A música é partilha».
Vítor Proença, edil da terra, classificou a jovem trompetista, de 26 anos, de “Rainha do Trompete”. «Estou a ver nela a “Rainha do Trompete” e já está a brilhar nos grandes palcos do Mundo, ao lado de Madonna. Toca trompete de uma forma extraordinária que arrepia. Tem talento, é humilde e trabalhadora. Espero que a vida lhe sorria sempre».
Já Rui Gambóias, presidente da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde d’Alcácer, onde Jéssica aprendeu a tocar trompete, aos 8 anos, sublinhou que a jovem «é um exemplo de que as filarmónicas não servem apenas para o ensino da música e para tocar na banda. Elas também podem ser o princípio de uma carreira a solo brilhante».
O concerto, que contou com sessão de autógrafos e prova de vinhos da Herdade da Barrosinha, envolveu as participações especiais dos artistas convidados Salacian Mafia e Veneno, que subiram ao palco para cantar com a artista.
No final da atuação, Vítor Proença e Rui Gambóias ofereceram lembranças à trompetista em nome do município e da “Calceteira”.
Formada com o Mestrado em Interpretação, pela Escola Superior de Música de Lisboa, Jéssica Pina é trompetista residente num programa de televisão da RTP África, já pisou vários palcos estrangeiros, já trabalhou com os HMB, entre outros, e aparece em videoclipes de Madonna, David Fonseca e Virgul. Este Verão estará no EDP Cool Jazz a abrir o concerto de Jamie Cullum.