IPS avança com Pós-Graduação em Gestão em Saúde e Enfermagem

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) vai abrir, em setembro, uma nova pós-graduação em Gestão em Saúde e Enfermagem, cujas candidaturas decorrem até 6 de junho. Uma iniciativa «pioneira», no ensino público, elogiada pelo enfermeiro Eduardo Bernardino, do HGO.
Segundo o IPS trata-se de dar cumprimento ao Regulamento da Ordem dos Enfermeiros n.º 76/2018, que define o perfil de competências do Enfermeiro Gestor, e os termos da sua certificação como competência acrescida avançada em Gestão, no âmbito do exercício profissional de Enfermagem.
Uma medida vista «com bons olhos» por Eduardo Bernardino, mestrado em gestão em saúde, enfermeiro no Hospital Garcia de Orta e membro do sindicato dos enfermeiros, que enaltece a importância desta pós-graduação no ensino público, particularmente por ser “acreditada pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de qualificação profissional”, como o IPS ressalva.
«Sei que já existem algumas universidades privadas a ministrar esta formação. Mas, no âmbito do ensino público, esta parece ser uma iniciativa pioneira que tem que ser reconhecida», admite o enfermeiro.
Sob coordenação de Ana Filipa Poeira, docente da ESS/IPS, o curso, direcionado a licenciados em enfermagem, tem a duração de um semestre (12 horas semanais), inclui estágio de observação numa organização de saúde, e estrutura-se em 30 ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos). Eduardo Bernardino admite que apesar de ser um curso mais pequeno (comparado com o seu metrado de dois anos), não deixa de ser muito importante para aperfeiçoamento de competências.
«Se um profissional quiser tirar a especialidade, esta pós-graduação, através do sistema de créditos, já lhe dá equivalências a algumas cadeiras. O que faz com que seja um pouco mais fácil obter essa especialidade, ao mesmo tempo que se consolidam competências e se adquirem novos conhecimentos», resume o enfermeiro.
Prevê-se que o curso tenha 2ª edição com início no segundo semestre do ano letivo de 2019/2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here