PIMEL APOSTA EM CARTAZ MUSICAL DE EXCELÊNCIA
A PIMEL vai promover os produtos locais de excelência, no ano do melhor cartaz musical dos últimos tempos. Presta homenagem às gentes e coisas da terra e volta a contar com Raid Equestre.
TEXTO ANTÓNIO LUÍS IMAGEM DR
Ciganos D’Ouro (dia 21), Amor Electro (22), Blaya (Blaya) e Calema (24) são os cabeças-de-cartaz da PIMEL – XXIX Feira de Turismo e Atividades Económicas, que vai decorrer no parque de feiras e exposições de Alcácer do Sal, de 21 a 24 deste mês, sob o lema “O Melhor de Alcácer”.
«É sem dúvida o melhor programa musical dos últimos anos, pelo que as expetativas para esta edição são enormes. Prevemos receber cerca de 10 mil visitantes», afirma o edil Vítor Proença, que revela que a abertura do certame irá continuar com a atuação da trompetista alcacerense Jéssica Pina, ‘fruto’ da “Calceteira”.
«A Jéssica Pina é já uma estrela internacional e prepara-se para integrar a tournée mundial da cantora Madonna, o que nos orgulha imenso. Ela acabou de chegar de Moscovo e é uma filha de Alcácer. Estou muito contente com este jovem e grande talento da terra», vinca Vítor Proença.
Sobre o tema da feira, o autarca afirma que foi «muito bem» escolhido. «Alcácer está a afirmar-se. É uma terra de grande valor cultural, patrimonial e económico, com gente trabalhadora e com talento, que comemorou recentemente 800 anos e inaugurou o seu novo museu».
Raid equestre está de volta
A feira marca o regresso, após uma década de paragem, do Raid Equestre. «A componente equestre sempre integrou e enriqueceu a PIMEL, pelo que consideramos que, após 10 anos de interregno, está na altura desta grande feira e de Alcácer voltarem a receber o concurso nacional de endurance, prova que harmoniza a resistência equestre com o cavaleiro e a natureza», sublinha o edil Vítor Proença.
Agendado para o dia 22, o referido concurso é coorganizado pelo município e pela Associação de Resistência Equestre, contempla as provas de CEN 80, CEP 40 e CEP 80 e arranca às 7 horas, na área do picadeiro da feira.
No picadeiro da PIMEL, irão decorrer diariamente batismos a cavalo, às 11 e às 18 horas. No 23, às 21h30, o picadeiro acolhe ainda uma demonstração de volteio, aula de sela, obstáculos e “pas de deux” pela escola “Entre Amigos – Atividades Equestres”, da Herdade de Montalvo.
A PIMEL aposta também em tasquinhas, DJ´s, bandas da terra, exposição de gado e máquinas agrícolas, corrida de toiros, expositores diversos, concursos de mel, doçaria e petiscos, wine bar, colóquios e espaço criança. A feira é promovida pela Câmara em parceria com a Associação de Agricultores de Alcácer do Sal e o Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo. Com cofinanciamentos Portugal 2020, conta com o apoio da ADL e os patrocínios de várias empresas.



