TEXTO CARLOS RIBEIRO IMAGEM DR
Pela primeira vez em Alcácer do Sal, as marchas populares caraterísticas desta altura do ano, unem-se à beleza do rio Sado. Como? A bordo do Galeão Pinto Luísa, propriedade da autarquia do litoral alentejano, num ‘sunset’ que promete juntar as músicas e coreografias desta quadra festiva, com a viagem turística no estuário do rio.
A travessia arranca às 18h do cais da Margem Sul, com um “cavalinho” a bordo – grupo formado por 10 músicos – da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde d’Alcácer, que vão executar as músicas tradicionais dos Santos Populares. Depois de duas horas (aproximadamente) de passeio, as 35 pessoas que enchem a embarcação – vai com lotação esgotada –, têm à sua espera, no cais da Ribeira Velha, um arraial popular do qual podem desfrutar, organizado por um estabelecimento comercial local que se associou à iniciativa.
O município de Alcácer do Sal investiu na recuperação deste galeão em 2018, ano em que se começaram a fazer alguns passeios temáticos, por exemplo, por altura do Natal. Para as marchas, existe o projeto “São João” que decorre por várias artérias da cidade, que se espera, ao dia do passeio, já estejam todas enfeitadas com os ornamentos da quadra.



