“Há Marchas no Sado” a bordo do Galeão Pinto Luísa

TEXTO CARLOS RIBEIRO IMAGEM DR

Pela primeira vez em Alcácer do Sal, as marchas populares caraterísticas desta altura do ano, unem-se à beleza do rio Sado. Como? A bordo do Galeão Pinto Luísa, propriedade da autarquia do litoral alentejano, num ‘sunset’ que promete juntar as músicas e coreografias desta quadra festiva, com a viagem turística no estuário do rio.
A travessia arranca às 18h do cais da Margem Sul, com um “cavalinho” a bordo – grupo formado por 10 músicos – da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde d’Alcácer, que vão executar as músicas tradicionais dos Santos Populares. Depois de duas horas (aproximadamente) de passeio, as 35 pessoas que enchem a embarcação – vai com lotação esgotada –, têm à sua espera, no cais da Ribeira Velha, um arraial popular do qual podem desfrutar, organizado por um estabelecimento comercial local que se associou à iniciativa.
O município de Alcácer do Sal investiu na recuperação deste galeão em 2018, ano em que se começaram a fazer alguns passeios temáticos, por exemplo, por altura do Natal. Para as marchas, existe o projeto “São João” que decorre por várias artérias da cidade, que se espera, ao dia do passeio, já estejam todas enfeitadas com os ornamentos da quadra. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here