UM DOS TEXTOS MAIS IMPORTANTES NA CULTURA DO SÉCULO XX

A ascensão da tecnologia e da robótica e como isso poderá afetar as questões laborais e de emprego e até mesmo as nossas relações pessoais, nos dias de hoje, é o tema central da nova produção do TEF que estreia dia 31, no Fórum Municipal Luísa Todi, às 21:30. 

TEXTO ANTÓNIO LUÍS IMAGEM DR

Com o mundo prestes a entrar na 4.ª revolução industrial a uma velocidade exponencial, a substituição do trabalho em larga escala por robots irá trazer novos desafios a toda a humanidade. É este o aviso e uma esperança, que são lançados pela nova peça do Teatro Estúdio Fontenova (TEF), “R.U.R.”., escrita em 1920, por Karel Capek. É a primeira vez que esta peça é levada à cena por uma companhia profissional em Portugal e é, também, a primeira vez que o texto será editado em português.
A 68.ª produção do TEF vai estrear no dia 31, às 21h30, no Fórum Luísa Todi, em Setúbal. “R.U.R.”, com encenação de José Maria Dias e interpretação de André Moniz, Cirila Bossuet, Eduardo Dias, Fábio Nóbrega Vaz, Graziela Dias, Hugo Moreira, João Jacinto e Patrícia Paixão. Os figurinos são de Zé Nova e a cenografia de José Manuel Castanheira. 
No palco irá estar um coro de 21 elementos, dirigidos pela maestrina Markéta Chumová, formado por formandos de antigas Oficinas de Teatro do TEF e estagiários do curso profissional de Artes do Espetáculo da Escola Sebastião da Gama, que trará, decerto, “outra visibilidade ao espetáculo”, vinca Graziela Dias, do TEF. 
Apesar de ser “um dos textos mais importantes na cultura do séc. XX, tem sido injustamente esquecido”, a mesma fonte realça que iremos levar a peça à cena de “forma profissional, pela primeira vez em Portugal, contribuindo desta forma para que encontre o seu lugar devido no plano literário e dramático contemporâneo”.
Quanto às expetativas para este trabalho, Graziela Dias afirma que “esperamos que a peça seja um sucesso, não apenas na presença de público, mas no reconhecimento da presença deste texto na cena dramática em Portugal”. 
Será, também, lançado o livro, pela primeira vez em Portugal, pela editora Não Edições, no dia 1 de novembro, na Casa da Cultura, às 17 horas. 
“R.U.R.”, que irá manter-se em cena no Forum Luísa Todi a 1 e 2 de novembro, à mesma hora, e no dia 3, às 17 horas, recebeu apoio da Embaixada da República Checa em Portugal, o que dará “maior visibilidade ao projeto”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here