CARTAZ DA INICIATIVA LIBERAL JÁ ESTÁ EXPOSTO NO ARQUIVO DO BARREIRO

O Primeiro Ministro António Costa visitou os arquivos da Ehpemera, nos armazéns da Baía do Tejo no Barreiro, em fevereiro. Na altura celebravam-se os 10 anos da associação de Pacheco Pereira. Agora o “António Costa” voltou, para ficar, em forma de sátira propagandista.

TEXTO ELOÍSA SILVA IMAGEM RUI SERRANO FOTOGRAFIA

Pacheco Pereira recebeu, na última quinta feira, “António Costa” na associação Ephemera. Como qualquer “bom anfitrião”, o arquivista cedeu-lhe, até, lugar no novo armazém da associação, que “já tinha falta de espaço” para acomodar os milhares de cartazes, lonas, outdoors e propagandas de centenas de manifestações, protestos e campanhas eleitorais.
Referimo-nos, não ao Primeiro Ministro já indigitado, mas, “a um dos ícones da propaganda eleitoral das últimas legislativas – o “António Costa” da Iniciativa Liberal”, que foi oferecido à associação Ephemera. “Somos o único arquivo em Portugal a recolher, tratar, compilar e expor publicidade, marketing eleitoral, panfletos e cartazes”, evidencia Pacheco Pereira, enquanto agradece o gesto da Iniciativa Liberal que, com esta oferta à Ephemera, “salvou a sua própria campanha”.
O cartaz do “António Costa da Iniciativa Liberal”, que agora ficará acomodado nos arquivos da Ephemera, nos armazéns da Baía do Tejo, no Barreiro, é um entre “milhares de outros materiais” que estão a acessíveis a qualquer pessoa que os queira ver ou consultar. O espólio tem crescido exponencialmente, mas este ano foi “particularmente positivo”, enaltece Pacheco Pereira que já se viu obrigado a duplicar o espaço de armazenamento.
“Pela primeira vez, nas últimas eleições, recebemos muito material do PS, do PSD, e do CDS, e algum material dos outros partidos. E o melhor de tudo é que já se começa a instituir a prática de serem os próprios a contactar a associação para recolher o material e não o inverso”, elogia o arquivista que recebeu esta semana mais “um conjunto muito significativo de documentos, manuscritos, correspondência, memorabilia”, com origem no espólio de Nuno Krus Abecasis.
“Engenheiro, militante político no PDC e no CDS, deputado, Presidente da Câmara de Lisboa, e um dos mais ativos defensores de causas como a contestação à legalização do aborto, e causas ligadas ao ensino privado e outras, é a história de Nuno Abecasis que vai ficar connosco”, orgulha-se o investigador. Documentos que estão a ser organizados e inventariados, pelos voluntários da Ephemera, e que irão juntar-se ao núcleo documental já existente no arquivo e biblioteca de Pacheco Pereira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here